Método de tratamento

 

Uma das formas naturais de reprocessamento de memórias perturbadoras ocorre durante o sono REM. Nessa fase do sono o sonho permite ao indivíduo digerir suas experiências quotidianas. Pacientes traumatizados relatam dificuldades para iniciar o sono ou são despertados por pesadelos. Estes seriam sonhos incompletos, cujo conteúdo traumático bloquearia sistema de processamento do indivíduo.

Na psicoterapia com EMDR emprega-se um protocolo específico que visa à focalização dos diversos componentes da memória traumática. A estimulação bilateral alternada (visual – à semelhança do sono REM - auditiva ou táctil, dependendo do que o paciente preferir) parece activar o sistema nervoso parassimpático, auxiliando o indivíduo a dessensibilizar e integrar rapidamente a memória perturbadora.

Esse resultado permite uma nova visualização do problema (reprocessamento), decorrente da reactivação das regiões cognitivas do paciente. Em vez do pensamento: ´A culpa foi minha!´, a pessoa pensa: 'Fiz o melhor que pude! Eu era pequeno(a)´.

Estudos pós-EMDR, feitos em intervalos de seis e 18 meses, indicam manutenção dos resultados alcançados durante o procedimento. Graças à elaboração de traumas, tem-se ampliado com êxito o escopo do EMDR, incluindo tratamento de depressão, disfunções sexuais, transtornos psicossomáticos, dores crônicas ou estratégias de coaching, aprimorando o desempenho de empresários e gerentes.

Contactos específicos

 

Inscrição/certificação/site: 

comitepratica.aemdrp@gmail.com

Direção: 

presidencia.emdrportugal@gmail.com

Tesouraria: 

tesouraria.emdrportugal@gmail.com

Outros assuntos: 

emdrportugal@gmail.com

 

Caro Visitante em defesa do melhor atendimento a Associação EMDR-Portugal solicita que tenha em atenção a seguinte informação.

O Modelo EMDR é uma abordagem psicoterapêutica exigente e requer formação e atualização contínua.

Quando procurar um terapeuta (psicólogo ou psiquiatra) com formação EMDR verifique se está acreditado.

A Associação EMDR-Portugal, Associada da EMDR-Europe é a entidade responsável por acreditar a formação em EMDR.

Em Portugal apenas os terapeutas acreditados em Terapia EMDR constam no nosso Site.

Poderá procurar pelo seu Distrito um Terapeuta Certificado em EMDR (Practitioner) ou ainda em formação (nível 1 ou nível 2), devidamente acreditado pela Associação EMDR-Portugal.

 

 

Contactos

www.emdrportugal.pt Sede Social e correspondência:
Av. 5 de Outubro, 10, 2º andar sala 8
1050-056 Lisboa
1. Secretariado: emdrportugal@gmail.com
2. Presidência: presidencia.emdrportugal@gmail.com
3. Tesouraria: tesouraria.emdrportugal@gmail.com
4. Comité de Prática Clínica (Geral): comitepratica.aemdrp@gmail.com
5. Comité de Prática Clínica em Crianças & Adolescentes:
comite.criancaseadolescentes@gmail.com
emdrportugal@gmail.com