EMDR

EMDR ® - Eye Movement Desensitization and Reprocessing quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular. Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais. 

Abordagem psicoterapêutica originariamente concebida para aliviar o mau estar e a perturbação associada a memórias traumáticas (Shapiro, 1989a, 1989b), dirigida a clientes que desenvolveram sintomas psiquiátricos como resultado de eventos traumáticos.

O processamento natural da informação é reposto e assim após a aplicação de EMDR, a percepção psicosensorial já não se manifesta como antes quando o acontecimento traumático é trazido à mente. As memórias ainda são recordadas mas o efeito perturbador desaparece. O EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement) e pode ser encarado como uma terapia de base fisiológica, que ajuda a pessoa a encarar e viver os traumas de uma forma nova e sem os efeitos perturbadores.

É um poderoso método psicoterapêutico, eficiente no tratamento de experiências perturbadoras incorporando diversos aspetos de terapias sistémicas, psicodinâmicas, experienciais, comportamentais e corporais (Shapiro, 2009). Um número substancial de estudos científicos já provou a eficácia do EMDR. Os resultados destes estudos indicam que o EMDR é muito eficiente, e que os resultados são duradouros a longo prazo.

Até hoje estima-se que o EMDR ajudou meio milhão de pessoas de todas as idades a libertarem diferentes tipos de traumas psicológicos.

Esta nova abordagem para o tratamento de traumas emocionais foi desenvolvida pela Drª Francine Shapiro, psicóloga americana, na década de 80, e desde então tem sido um dos métodos psicoterapêuticos mais amplamente pesquisados nos EUA, recomendada por diversas entidades, onde se evidência a Organização Mundial de Saúde (OMS www.who.int/mediacentre/news/releases/2013/trauma_mental_health_20130806/fr/), a American Psychiatric Association (APA www.apa.org/ptsd-guideline/ptsd.pdf  ), National Center for PTSD - U.S. Department of Veterans Affairs (www.ptsd.va.gov/public/treatment/therapy-med/emdr-for-ptsd.asp e VA slide English.pptx) que publicou recentemente um filme que foca o EMDR (www.facebook.com/VAPTSD/videos/vb.128532387214307/1755153757885487/?type=2&theater). 


Fruto de larga pesquisa as possibilidades de intervenção foram ampliadas passando a abranger as fobias, os transtornos do pânico, depressão e enfermidades psicossomáticas. Denominada genericamente como terapia de Reprocessamento, o EMDR ® foi idealizado como terapia breve, focal e integrativa.

Contactos específicos

 

Inscrição/certificação/site: 

comitepratica.aemdrp@gmail.com

Direção: 

presidencia.emdrportugal@gmail.com

Tesouraria: 

tesouraria.emdrportugal@gmail.com

Outros assuntos: 

emdrportugal@gmail.com

 

Caro Visitante em defesa do melhor atendimento a Associação EMDR-Portugal solicita que tenha em atenção a seguinte informação.

O Modelo EMDR é uma abordagem psicoterapêutica exigente e requer formação e atualização contínua.

Quando procurar um terapeuta (psicólogo ou psiquiatra) com formação EMDR verifique se está acreditado.

A Associação EMDR-Portugal, Associada da EMDR-Europe é a entidade responsável por acreditar a formação em EMDR.

Em Portugal apenas os terapeutas acreditados em Terapia EMDR constam no nosso Site.

Poderá procurar pelo seu Distrito um Terapeuta Certificado em EMDR (Practitioner) ou ainda em formação (nível 1 ou nível 2), devidamente acreditado pela Associação EMDR-Portugal.

 

 

Contactos

www.emdrportugal.pt Sede Social e correspondência:
Av. 5 de Outubro, 10, 2º andar sala 8
1050-056 Lisboa
1. Secretariado: emdrportugal@gmail.com
2. Presidência: presidencia.emdrportugal@gmail.com
3. Tesouraria: tesouraria.emdrportugal@gmail.com
4. Comité de Prática Clínica (Geral): comitepratica.aemdrp@gmail.com
5. Comité de Prática Clínica em Crianças & Adolescentes:
comite.criancaseadolescentes@gmail.com
emdrportugal@gmail.com