Crianças e Adolescentes

Lista de verificação para os pais

Abaixo está uma lista de perguntas que deve fazer antes de iniciar o tratamento EMDR com o seu filho. Você deve idealmente exigir que a resposta seja positiva para todas as sete perguntas para garantir que seu filho, criança ou adolescente, será tratado por um profissional qualificado com a formação exigida em EMDR.

  • O terapeuta consta do nosso diretório como tendo especialização em crianças e adolescentes? É importante verificar se o terapeuta completou formação em EMDR para crianças e adolescentes pois isso garante que o profissional obteve certificação de competências para a utilização do EMDR com crianças e adolescentes. 
  • Caso conste do nosso diretório sem a especialidade em crianças e adolescentes questionar que experiência adquirida tem o terapeuta no trabalho com crianças e adolescentes? Que outras formações tem que o capacitem para este tipo de população?
  • O terapeuta é  membro da Associação EMDR Portugal e tem, pelo menos, formação Nível 2? 
  • O terapeuta recebe supervisão regular de um Supervisor EMDR credenciado/a? 
  • Caso não conste do nosso diretório verificar qual é a profissão registada do terapeuta e que outras formações/certificações tem que o capacitem para atender crianças e adolescentes? (Por exemplo, se é médico com cédula da Ordem dos Médicos, psiquiatra/pedopsiquiatra, ou psicólogo, com formação clínica, devidamente registado na Ordem dos Psicólogos Portugueses, pode ainda ter formação em psicoterapia, por exemplo terapia familiar, cognitivo-comportamental, psicanálise, etc.). O registo na respectiva ordem profissional garante que o profissional está vinculado a um rigoroso código de conduta e, em caso de reclamação, existe um processo através da sua organização de registo. Os pais podem verificar essas informações consultando os diretórios das ordens profissionais e associações/sociedades psicoterapêuticas ou entrando em contato com as diferentes organizações. 
  • Por último, depois de ter verificado os pontos acima, lembre-se que além das competências e da experiência do terapeuta, é importante que se estabeleça uma relação terapeutica sólida, de confiança, consigo e com o seu filho.

 

Contactos específicos

 

Inscrição/certificação/site: 

comitepratica.aemdrp@gmail.com

Direção: 

presidencia.emdrportugal@gmail.com

Tesouraria: 

tesouraria.emdrportugal@gmail.com

Outros assuntos: 

emdrportugal@gmail.com

 

Caro Visitante em defesa do melhor atendimento a Associação EMDR-Portugal solicita que tenha em atenção a seguinte informação.

O Modelo EMDR é uma abordagem psicoterapêutica exigente e requer formação e atualização contínua.

Quando procurar um terapeuta (psicólogo ou psiquiatra) com formação EMDR verifique se está acreditado.

A Associação EMDR-Portugal, Associada da EMDR-Europe é a entidade responsável por acreditar a formação em EMDR.

Em Portugal apenas os terapeutas acreditados em Terapia EMDR constam no nosso Site.

Poderá procurar pelo seu Distrito um Terapeuta Certificado em EMDR (Practitioner) ou ainda em formação (nível 1 ou nível 2), devidamente acreditado pela Associação EMDR-Portugal.

 

 

Contactos

www.emdrportugal.pt Sede Social e correspondência:
Av. 5 de Outubro, 10, 2º andar sala 8
1050-056 Lisboa
1. Secretariado: emdrportugal@gmail.com
2. Presidência: presidencia.emdrportugal@gmail.com
3. Tesouraria: tesouraria.emdrportugal@gmail.com
4. Comité de Prática Clínica (Geral): comitepratica.aemdrp@gmail.com
5. Comité de Prática Clínica em Crianças & Adolescentes:
comite.criancaseadolescentes@gmail.com
emdrportugal@gmail.com